sexta-feira, 14 de julho de 2017

Professora Irauçubense Toinha Mota
Por Félix Vasconcelos
Antônia Mota nasceu na localidade da Pedra Atravessada no município de Irauçuba , é filha de Raimundo Batista Mota e Cleonice Albuquerque Mota.
Aos quatro anos de idade veio morar na sede do município de Irauçuba com os seus pais . Ela tem um irmão chamado Antônio Mota e uma irmã chamada Teresinha Mota. Em Irauçuba nasceram o Antônio e a Teresinha.
A Antônia não tinha o ensino superior e nem as professoras de Irauçuba nas décadas de 1950, 1960 e 1970..
Foi professora de alfabetização do poeta irauçubense Benjamim Félix Araújo Vasconcelos ( o poeta Félix Vasconcelos) na Casa Paroquial de Irauçuba.
Toinha, assim a chamávamos, lecionou inicialmente a alfabetização por dois anos (ensinou a Cartilha de ABC) , depois lecionou o primeiro ano, o segundo ano, o terceiro ano e o quarto ano do ensino primário. Não existia a palavra série no vocabulário pedagógico de Irauçuba nos anos de 1970, era usada a palavra ano.
A professora Antônia Mota também lecionou no distrito de Missi. Ela ficava de segunda-feira até sexta-feira no distrito de Missi. Retornava para Irauçuba aos sábados, aos domingos à tarde viajava para o Missi.
Professora Toinha lecionou até os 23 anos de idade. Aos 24 anos ela fora embora para São Paulo porque o erário da Prefeitura de Irauçuba era muito pequeno, não podia pagá-la um salário justo.
Era muito querida pelos alunos que escreviam bilhetinhos elogiando-a. Professora Toinha Mota faz parte da História de Irauçuba.
Naquela época as professoras lecionam várias disciplinas como português, matemática e ciências
Manoel Badu Um Irauçubense que Lutou na Itália
Por Félix Vasconcelos
Manoel Badu (Manoel Rodrigues Mota) nasceu em 4 de outubro de 1921 na localidade de Riachão . Casado com a prima Raimunda Rodrigues da Mota.
O casal teve quatro filhos:Benedito, José, Francisco e Gerardo.
Em janeiro de 1944 foram abertas inscrições para voluntários da Força Expedicionária Brasileira(FEB). Aproximadamente trecentos cearenses foram para a guerra entre ele o irauçubense Manoel Badu (Manoel Rodrigues Mota).
Ele partiu no primeiro navio que foi para a Itália. Manoel Badu lutou na cidade italiana chamada Monte Castelo. Ele tinha a idade de 23 anos quando partiu de Irauçuba.
Ele passou aproximadamente dois anos na itália, tempo suficente para aprender italiano. Quando retornou da guerra constumava falar italiano quando os amigos irauçubenses pendiam.
Ele tentava um aposentadoria pelo Exército, não consegiu. Foi atropelado na cidade cearense chamada Catuana por um carro modelo Chevette no dia 16 de julho de 1981, vindo a falecer.

Gerardo Ramos Vasconcelos faleceu no dia 16 de julho de 2015. Foi o primeiro técnico de telefonia de Irauçuba. Trabalhou nas décadas de ...